terça-feira, 16 de abril de 2013

BG - dicas de como fazer o seu by Thiago Rufus




- Background: A Essência de Todo Personagem

Comecemos do principio, logicamente, se você já sabe o que é background pode pular este parágrafo, pois aqui é para os novatos. Afinal, o que é background? Não, graças a Mystra não tem nada a ver com Back Street Boys ou algo semelhante, o background, que vem do inglês onde a tradução mais próxima seria "Pano de Fundo" ou algo semelhante, nada mais é que a história do seu Personagem. Onde ele nasceu, quem eram seus pais, seus familiares, amigos, onde adquiriu poderes, força, como os adquiriu, quais são seus inimigos, por que são seus inimigos, quais são seus medos, suas alegrias, o que o dá prazer e até que tipo de mulher ou homem ele gosta, enfim onde tudo começou e como ele se tornou o que é hoje. E esta história é, geralmente, contada o mais detalhadamente possível para dar mais riqueza, mais vida, mais criatividade e originalidade ao personagem e você pode, inclusive, ser julgado por alguns como bom ou mal jogador pelo background do seu personagem. Acho que deu para entender o que é background, caso você ainda não tenha pegado o espírito da coisa vou resumir tudo em uma única frase: O BACKGROUND É A HISTÓRIA DO SEU PERSONAGEM.
Agora que você já sabe o que é background, ou já sabia e pulou logo para esse parágrafo, vamos nos aprofundar mais nisso afinal é sobre isso que o background se trata: Profundidade. Apesar de muitos dizerem que o RPG é apenas um jogo quem realmente joga sabe que não é bem assim. O RPG seria mais como um esporte, como xadrez ou dama, que requer um pouco de dedicação de quem o joga, treinamento e até carinho e afinidade, mas cuidado com isso não vá se apega demais e esquecer do mundo onde REALMENTE vivemos dê a ele a atenção que você pode dar mas não exagere.
O INÍCIO: Mas, voltando ao background, como o título do texto diz, ele é a essência do seu personagem, até a alma dele, o que o faz diferente dos outros, o que o faz original e criativo e a criatividade e originalidade são as engrenagens que movem o RPG. Lembre-se todo mundo nasce de algum lugar ou é criado por alguma força superior ou algo assim, vida não nasce do nada, ao menos não sem um empurrãosinho, é a famosa lei da "ação e reação", a bola não vai se mover se nenhuma força, uma mão, vento, tremor, a mover, o menos é com um personagem de RPG ele não nasce se algo não quiser, nem que este algo seja uma Deusa maluca que não tinha mais o que fazer e decidiu colocar mais um herói ou vilão no mundo, portanto pense nisso, de onde ele veio? Quem fez o fogo da vida se acender nele? Quem fez a fagulha que criou um corpo e uma mente?
Geralmente isso ocorre na união de uma macho e uma fêmea de uma mesma espécie, ou espécies diferentes, com a concordância dos dois ou com uma união forçada (este segundo caso é até um tanto comum em backgrounds, mas isso veremos depois), mas pode ser de outras maneiras também, uma experiência de laboratório, uma criação dos Deuses, o importante nessa parte é: AFINAL COMO VOCÊ "BROTOU"???
A INFÂNCIA: Depois de feito isso você começa a pensar em relacionamentos sociais, como foi a infância do seu personagem? Foi normal, foi alegre, conturbada? O relacionamento com seus pais como era e se eles ainda estão vivos e como o Personagem se sente em relação a eles hoje? Se ele tinha amigos quem eram e se existem ainda hoje? Lembrem-se essa é uma parte muito importante no background, afinal é na infância que uma pessoa adquiri sua personalidade e é olhando para ela que você encontra muitas das respostas para o que e como o personagem é hoje, trate a infância como o período desde o nascimento até os seus 10 ou 12 anos. DICA: A maioria dos adultos problemáticos tiveram uma infância problemática, mas nem todas as crianças que tiveram infância problemática se tornam adultos problemáticos. Um adulto cruel e ríspido pode ser assim pois seu pai o tratava assim quando criança, um adulto egoísta talvez é assim pois quando ele era criança seus pais o privavam de muita coisa. Mas também existem crianças que são fortes e conseguem superar isso e não tornam-se pessoas amargas quando mais velhas, mas outras não e geralmente é essa a origem de muitos vilões, pois como dizia o filosofo "O ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe". Ah, e claro, também dê algum tipo de explicação para seus pais agirem assim com seu personagem quando pequeno.
A ADOLESCÊNCIA: A adolescência é uma das partes mais importantes do Background de um Personagem, afinal é nela que uma criança deixa de ser criança e deixa de ser tratada como tal e esta começa a tomar decisões realmente relevantes. É onde também o personagem começa a treinar para ser o que é hoje, apesar disso em algumas culturas os garotos já desde crianças são treinados como guerreiros, ou um garoto que é fascinado por magia e quer já desde de pequeno adentrar a este mundo, a não ser em casos como estes é na adolescência que começa seu "treinamento como aventureiro". Nessa parte da vida de seu personagem também é necessário dizer suas relações sociais, é nesta fase da vida que o relacionamento extra-familiar se torna importante, onde o Personagem cria amizades fortes, ou começa a descobrir inimigos ou até amores, e esses fatos podem ser importantes para explicações sobre a vida atual de seu personagem. Se o personagem tem já em mente "o que ele vai ser quando crescer" explique onde e como ele conseguiu os poderes que utiliza e se quiser enriquecer ainda mais o seu background explique também como ele aprendeu algumas de suas HABILIDADES e FEITOS. Considere que esta fase da vida vai desde os 10 ou 12 anos até os 16, 18 ou até 20 anos.
O ADULTO: Aqui seu personagem já se tornou ou está próximo de se tornar o que ele é hoje é onde você dá umas ultima pinceladas em seu background, geralmente falando o que aconteceu com seus amigos, amores, inimigos, pais e familiares o que pode ser também muito importante para o atual personagem. Mas apesar dos relacionamentos importantes existe uma parte na fase adulta que é ainda mais importante: Como exatamente o personagem deixou de ser um adolescente e humano normal (ou um elfo normal, ou um anão normal, ou um halfling normal, etc...) e se tornou um aventureiro, se tornou um herói ou vilão, se tornou alguém que é seguido, admirado, temido e odiado. Como e por que ele saiu de seus treinamentos, s é que ele treinava, e começou a viajar pelo mundo e o que é ainda mais importante: O QUE RAIOS ELE ESTÁ FAZENDO NA SALA DE RPG E POR QUE ELE A FREQUENTA??? Apenas por diversão??? Essa seria uma resposta um tanto sem sal e mal pensada, seja mais criativo!!!
O PERSONAGEM ATUAL: Após feito todas as explicações sobre o passado de seu personagem agora você pode enriquecer um pouco mais seu background dizendo onde ele conseguiu os itens que ele usa, ou aquela cicatriz no ombro ou por que ele é tão afeminado ou por que ela quer sair por aí transando com todo mundo!!! E já pode definir outra coisa também, a Aparência de seu personagem, mas lembre-se de duas coisas: Nas salas a aparência não é realmente muito importante, afinal ninguém vai ver seu personagem realmente, apenas através da descrição que você escrever, e sobre essa descrição NÃO FAÇA DESCRIÇÕES DE 8 MENSAGENS QUE MAIS PARECEM UMA POESIA DE CAMÕES E A ENVIE LOGO DE CARA QUANDO VOCÊ ENTRA NA SALA, faça uma descrição como se os ocupantes da sala vissem seu personagem de relance, afinal seria isso que aconteceria no mundo real, quando você entra num bar ninguém repara se o os ponteiros do seu relógio Rolex são de ouro puro cravejado com pérolas esculpidas em forma de rosa, ou se o rubi do anel que você usa no dedão do pé está trincado, mas apesar disso tenha sim uma descrição detalhada e minuciosa de seu personagem, até seu ultimo fio de cabelo, mas apenas a envie se alguém solicitar pois isso quer dizer que algum personagem está realmente prestando atenção em você.
NOTAS FINAIS: Sim, você terminou, ALELUIA!!! Talvez você tenha achado um tanto trabalhoso, mas terá orgulho quando alguém perguntar algo sobre seu personagem e você tiver a resposta na ponta da língua ou quando alguém te questionar por que seu personagem tem o incrível poder de assobiar e chupar cana ao mesmo tempo e você contar a épica história do encontro dele com os Monges de Bunda Peluda de Paranapiacaba que o ensinaram a técnica milenar do Chupacanaassobiation-Fu. Mas, brincadeiras a partes acredite em mim ter um Background detalhado é extremamente gratificante, tente, você não vai se arrepender e com certeza irá ficar famoso e será um personagem marcante e poderá ser comiserado um bom jogador até pelos mais exigentes.

*WH*SUB-GM VAMPIRE
Thiago Rufus
*****************************************

Super dica do rpgista Thiago !
Demais...
By ♥By R.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu recadinho é muito bem vindo !
prometo responder...
♥By R.G.♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...